Construtrend 2025 reúne cadeia produtiva em Arapiraca para promover inovação e conexões estratégicas

A construção civil atualmente passa por um período intenso de transformação, impulsionada pelo avanço acelerado da tecnologia e a necessidade, cada vez maior, de soluções mais sustentáveis. Com o objetivo de atualizar a cadeia produtiva do setor em Arapiraca, além de promover conexões estratégicas e oportunidades de negócios, o Sebrae Alagoas promoveu o Construtrend 2025, na última quarta-feira (9).

O evento aconteceu em Arapiraca, e reuniu empresários e profissionais dos ramos da engenharia civil, arquitetura, design de interiores, imobiliárias e lojas de materiais de construção. Eles discutiram as tendências e os principais desafios no segmento com foco na inovação, liderança, gestão estratégica e construção inteligente. Segundo a trainee do Sebrae, Stheffany Lóz, o evento promoveu a integração entre os participantes como forma de apoiar o desenvolvimento no setor.

“O mercado da construção está muito aquecido na nossa região, e, ao mesmo tempo, em constante evolução. São muitas inovações que surgem diariamente, desde materiais com pegada sustentável, até soluções inteligentes de design e engenharia. Por isso precisamos reunir esses profissionais para conectá-los com as novidades neste cenário que a tecnologia está cada vez mais presente e também com o propósito de fomentar conexões que ajudem a impulsionar os negócios e a desenvolver o segmento de forma sustentável”, explicou.

Para incentivar os empreendedores a se manterem atualizados e manter uma rede de networking, a especialista também estimulou os profissionais a se manterem conectados em um grupo, que também serve para a apresentação de soluções e capacitações para o segmento. “Neste cenário de mudanças aceleradas, o conhecimento precisa ser contínuo. Então reunir todos esses profissionais em um grupo é criar uma corrente de desenvolvimento que beneficia a eles próprios e também a cidade como um todo”, completou.

Ações de inovação e liderança são estratégias de desenvolvimento

Conforme o consultor Sacha Passos, engenheiro civil e especialista em gestão empresarial, as oportunidades no segmento estão em alta no Nordeste, mas cerca de 32% das empresas do ramo da construção civil e da arquitetura fecham antes de completar quatro anos de existência, dado que é ainda maior quando se refere a lojas de material de construção (40%) e loja de móveis (46%).

Em sua palestra sobre “Construção Inteligente: Liderança, Estratégia e Inovação em Tempos de Mudança”, ele explicou que a principal dificuldade dessas empresas está no gerenciamento do negócio. Segundo ele, os empreendedores da construção civil, por exemplo, geralmente saem da faculdade sem adquirir fortes habilidades na área da gestão.

“Quem já ultrapassou essa estatística dos quatro anos está mais calejado, mas precisa manter o cuidado. Temos que basear o nosso negócio em conhecimento e ação. É necessário buscar conhecimento principalmente na área de gestão e também colocá-los em prática, envolvendo todos aqueles que estão conosco para conseguir resultados melhores”, declarou.

Como estratégia, o especialista destacou a importância de adotar atitudes inovadoras e aplicar metodologias para gerar engajamento maior da equipe e aumentar a eficiência da gestão. Ele também incentivou os participantes a ouvir o que os colaboradores e os clientes têm a dizer, padronizar processos e agir com clareza.

“Os empreendedores precisam sair da zona de conforto e precisam aprender a pensar fora da caixa. A inovação na construção civil não está apenas nas ferramentas ou na tecnologia, mas na forma como você lidera, se comunica, planeja e executa. Para ter resultados mais efetivos e duradouros, é necessário desenvolver uma mentalidade estratégica e colaborativa”, ressaltou.

Fonte: Cada Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *