Apesar da queda nacional na recuperação de celulares roubados e furtados, Alagoas apresentou uma melhora significativa na atuação das forças de segurança em 2024. De acordo com dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o estado recuperou 523 aparelhos neste ano, um crescimento de 23,3% em relação a 2023, quando foram recuperados 424 dispositivos.
O aumento ocorre mesmo com a redução no número total de celulares subtraídos. Em 2023, Alagoas registrou 11.210 casos de roubo e furto de celulares, número que caiu para 9.579 em 2024, uma diminuição de 14,5%. Isso significa que, proporcionalmente, o índice de recuperação de aparelhos também melhorou, passando de um celular recuperado a cada 26,4 furtados ou roubados em 2023 para um a cada 18,3 em 2024.
Outro dado importante aponta que dos aparelhos recuperados 443 foram devolvidos aos legítimos proprietários neste ano, ante 411 no ano anterior.
Já a média nacional mostra que apenas cerca de 8% dos celulares subtraídos são recuperados. A título de comparação, entre os estados com maior avanço percentual na recuperação, destacam-se Santa Catarina, com aumento de 132,6%, e o Acre, com 67,9%.
No cenário nacional, foram 35.666 celulares recuperados em 2024, número ligeiramente inferior ao registrado em 2023 (32.001), o que representa uma queda de 2,2%.
Em janeiro deste ano, Alagoas lançou o Programa Celular Seguro, voltado à recuperação de aparelhos furtados, roubados ou perdidos. A iniciativa visa dificultar a comercialização de celulares oriundos de crimes e facilitar a devolução aos proprietários legítimos.
A ação acontece pelo rastreamento dos dispositivos por meio do número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), em parceria com as operadoras de telefonia. As empresas fornecem à Secretaria de Segurança Pública (SSP) informações sobre a ativação de novas linhas em aparelhos com registro de irregularidade.
Quando um celular for identificado como suspeito, o portador recebe uma mensagem via WhatsApp, enviada pelo número oficial e verificado do programa: (82) 98752-2597. A notificação traz data e horário para a entrega voluntária do aparelho na sede da SSP, localizada na Rua Zadir Índio, no Centro de Maceió. Caso a devolução não ocorra no prazo estipulado, uma equipe policial poderá fazer a abordagem presencial.
Para acionar o programa, o cidadão deve registrar a ocorrência. Em casos de perda ou furto, o boletim pode ser feito pela Delegacia Virtual. Já em casos de roubo, é necessário comparecer a uma delegacia presencialmente. Durante o registro, é fundamental informar o número do IMEI e, sempre que possível, apresentar a nota fiscal do aparelho.
Veja como localizar o IMEI do seu celular
Disque o código *#06# no aplicativo de chamadas. O número aparecerá automaticamente na tela.
Acesse as configurações do aparelho e vá até “Sobre o telefone” ou “Informações do status”.
Verifique a etiqueta da embalagem original do celular, onde o IMEI costuma estar impresso.
Fonte: TNH1


Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!