Saúde Bucal de Maceió realiza atualização para odontólogos da Atenção Primária

Com o intuito de atualizar os profissionais de odontologia  que atuam na Atenção Primária de Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  realizou, nesta sexta-feira (12), na sede do órgão, uma capacitação para este público. 

A iniciativa da Coordenação Geral de Saúde Bucal visa atualizar os odontólogos da rede sobre os novos protocolos e diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre o manejo, estrutura, métodos e abordagens adequadas para proporcionar segurança e qualidade nos procedimentos realizados. 

Dulcy Lily Farias, coordenadora-geral de Saúde Bucal da SMS, destaca a necessidade dessas atualizações que fortalecem os serviços odontológicos na capital alagoana.

“Esses encontros só fortalecem nossa rede e proporcionam a qualificação e atualização necessária para continuarmos prestando um serviço público de qualidade no que se refere a saúde bucal de Maceió”, pontua Dulcy.

Liliana Donatelli, consultora em biossegurança, responsável pela capacitação, reforça que as novas diretrizes da Anvisa  para a odontologia passaram por consulta pública e serão publicadas, em breve, por meio de uma nova legislação federal inventiva, voltada para a odontologia no Brasil.

“Essa nova legislação corrobora tanto para qualificar os profissionais atuantes que resultam em serviços de qualidade, quanto na segurança dos usuários dos serviços”, enfatiza Liliana. 

Ela completa: “Hoje temos que destacar a importância na segurança do paciente, bem como na segurança ocupacional dos profissionais de odontologia, evitando riscos aos dois públicos. A legislação se baseia em  protocolos, exigência de infraestrutura adequada e trará também requisitos necessários para que esses atendimentos sejam realizados adequadamente, além de documentos apresentados para que esses procedimentos sejam seguros”.

A ação ocorreu em alusão ao Setembro Verde, campanha de conscientização da Biossegurança em Odontologia, que visa proporcionar maior segurança  no que se refere à prevenção de acidentes que podem prejudicar a saúde dos pacientes e dos profissionais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *