O STF (Supremo Tribunal Federal) abre nesta segunda-feira (2) o ano Judiciário de 2026 com uma cerimônia realizada no plenário da Corte, em Brasília.
A solenidade marca a retomada oficial dos trabalhos após mais de um mês de recesso e reúne autoridades dos Três Poderes e representantes de instituições do sistema de Justiça.
O evento está marcado para começar às 14h e seguirá um rito tradicional, com discursos breves e em ordem previamente definida.
A abertura é conduzida pelo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, que faz o primeiro pronunciamento da cerimônia.
Conforme mostrou a CNN, Fachin deve usar o momento para defender a Suprema Corte após um recesso turbulento envolvendo o caso do Banco Master. O discurso pretende apontar a necessidade de se respeitar a Suprema Corte e o seu papel institucional.
Na sequência, estão previstos discursos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
Fonte: CNN

Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!

