Na última sexta-feira(8), uma ação conjunta entre a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana(Alurb) e a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) levou as equipes de fiscalização, educadores ambientais e agentes de endemias até o bairro do trapiche. Lá, os profissionais foram averiguar o descarte irregular em uma rua da região, além dos grandes geradores do entorno.
Passando de casa em casa e em diversos comércios da localidade, as equipes faziam a vistoria de como o resíduo era acondicionado para ser descartado posteriormente, passavam orientações a respeito das melhores práticas e cuidavam da proliferação de doenças, visando melhorar a situação daquele bairro em relação ao ponto de lixo.
“Acho um absurdo essa quantidade de lixo. Muitas vezes chega caçamba, caminhões e carros para descartar. Eu já tentei conversar, alertar, mas as pessoas não têm a mesma consciência. Meus vizinhos e eu não fazemos isso, até a sacola tem que estar amarrada, conferimos tudo”, disse a moradora da região, Maria de Fátima Ferreira, de 63 anos.
O fiscal Alexandre Albuquerque afirma que ações como esta aumentam a adesão à práticas positivas. “Muitos não sabem como deve ser feito o descarte correto de alguns resíduos. Então, nosso trabalho nas oficinas, farmácias, restaurantes e outros comércios é extremamente importante para que passem a fazer corretamente”, contou.
O local visitado é um dos 180 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pela Alurb. A limpeza é realizada mais de três vezes por semana. No entanto, os cidadãos do bairro e de fora continuam despejando inadequadamente em horários onde não há fiscalização.
Fonte: Alurb

Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!


