Lázaro Barbosa: o que se sabe sobre a operação que resultou em morte

Lázaro Barbosa: o que se sabe sobre a operação que resultou em morte



Criminoso morreu após ser preso em Águas Lindas de Goiás. Polícia investiga possível rede de apoio ao fugitivo.

Lázaro Barbosa, de 32 anos, suspeito de matar uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e cometer pelo menos sete crimes em Goiás, foi morto, na segunda-feira (28), após ser preso em Águas Lindas, no Entorno do DF. Uma força-tarefa com mais de 270 policiais procurava o criminoso há 20 dias.

Veja o que se sabe sobre a reta final da operação:
Onde e quando ele foi encontrado?
Como a polícia chegou até ele?
Como ele morreu?
Quantos tiros ele levou?
O que foi apreendido com ele?
Para onde o corpo foi levado?
Onde o corpo dele será enterrado?
Lázaro teve ajuda para fugir?
As investigações continuam?
1. Onde e quando ele foi encontrado?
Lázaro foi encontrado na madrugada de segunda-feira em uma mata a cerca de 4km da casa da mãe da ex-companheira, em Águas Lindas de Goiás, onde ele teria ido.

Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, anunciou em entrevista que a denúncia indicou que Lázaro estaria na casa da mãe da ex-companheira e a investigação partiu deste ponto. A polícia diz que o criminoso foi cercado e ameaçou os agentes, que conseguiram capturá-lo.
2. Como a polícia chegou até ele?
Segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, a polícia estava monitorando o criminoso, mas também recebeu denúncia de moradores da região.

“Ele foi se encontrar com elas [ex-mulher e sogra]. Estávamos monitorando. Ele chegou a ameaçar os policiais falando que daria tiro na cara se entrassem na mata. Fizemos o cerco”, disse o secretário.
De acordo com moradores, com a chegada de policiais, Lázaro entrou na mata que fica atrás da residência e fugiu.

3. Como ele morreu?
Lázaro Barbosa foi baleado em troca de tiros com policiais, segundo Rodney Miranda. Em coletiva de imprensa, o secretário diz que o homem descarregou uma pistola contra os policiais ao ser encontrado.
“Ele estava com uma pistola e descarregou tudo contra os policiais. Não feriu nenhum policial”, afirmou Rodney.
O secretário diz que o criminoso foi encaminhado ao Hospital Municipal Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás, mas morreu a caminho do local.

O vídeo abaixo mostra Lázaro sendo colocado numa ambulância por policiais, que comemoram a prisão dele. Não é possível identificar se ele estava vivo ou morto no momento da filmagem.
4. Quantos tiros ele levou?
O resultado da perícia oficial ainda não saiu. A Secretaria de Saúde de Águas Lindas informou que ele levou pelo menos 38 tiros. No boletim de ocorrência, os policiais dizem ter disparado 125 vezes.
O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo, analisou as imagens do corpo de Lázaro Barbosa e estima que Lázaro pode ter levado pelo menos 10 tiros. Ele diz que a estimativa é feita preliminarmente.

“Considerando a imagem que a gente tem, são disparos que atingiram face, tronco e braço. Pela foto, ciente das dificuldades de qualidade, não parecem tiros desferidos à distância muito curta ou próxima, tipo à queima-roupa”, diz Camargo.
O especialista aponta que os calibres ainda precisam ser avaliados pela recuperação dos cartuchos e projéteis no local ou pela recuperação dos projéteis no exame necroscópico. O corpo do criminoso será periciado no Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia.

Já a perita Rosângela Monteiro estima que Lázaro levou ao menos quatro tiros. A profissional diz que, pelas fotos do corpo, não visualizou vestígios que indicassem a ocorrência de execução e que os disparos teriam sido realizados à distância.

“Alguns poderiam ser ‘de raspão’, mas não posso precisar. A maioria desses ferimentos encontra-se na região torácica e tudo indica que alguns na cabeça. Os ferimentos que pude visualizar nestas fotos são característicos daqueles existentes nos confrontos entre pessoas armadas”, fala a perita.
A perita reforça, assim como Camargo, que a análise completa será feita após perícia no IML. “Minha análise é muito superficial, pois não tenho fotos do corpo todo nem da região posterior. Estes detalhes são importantes”, finaliza.

5. O que foi apreendido com ele?
Segundo o titular da SSP-GO, no bolso do criminoso foram encontrados R$ 4,4 mil. Além disso, foram encontrados uma pistola, um revólver calibre 38, carregador de pistola, isqueiro, gandola camuflada, balaclava, luva de pano, frasco branco com óleo, vidro com antibiótico, macarrão instantâneo, tempero proto, cebola e biscoito.

6. Para onde o corpo foi levado?

O corpo de Lázaro chegou, no início da tarde de segunda-feira, ao IML de Goiânia. Rodney Miranda informou que o prédio foi escolhido ter mais estrutura para perícia.

O comboio com a viatura que levava o corpo chegou ao instituto às 13h33, após percorrer 180 km para a capital e uma sala foi reservada para a perícia. No fim da tarde, o corpo foi liberado. Entretanto, nenhum familiar apareceu no local até as 10h30 desta terça-feira (29) para retirar o corpo e fazer o enterro.

7. Onde o corpo dele será enterrado?
Lázaro Barbosa será enterrado ao lado do túmulo do irmão dele, em um cemitério do distrito Edilândia, em Cocalzinho de Goiás, segundo informou a família.

De acordo com uma tia de Lázaro, a lavradora Zilda Maria de Souza, a família decidiu não levar o corpo para a Bahia, onde o criminoso nasceu, por questões financeiras. Ela diz que o enterro vai depender de vínculos político que a família tem com alguns vereadores da região.

8. Lázaro teve ajuda para fugir?
Informação divulgada pelo secretário Rodney Miranda indica que Lázaro poderia ter uma rede de apoio, que dava suporte na fuga. A ex-mulher do criminoso foi levada para a Delegacia Regional da Polícia Civil após a força-tarefa receber a denúncia de que ele estava na casa dela em Águas Lindas de Goiás.

A ex-mulher foi levada por policiais civis. Ela não estava algemada prestou depoimento. Após quase 1 hora, ela deixou a delegacia em um carro. O secretário completou que existe a possibilidade de outras pessoas envolvidas e a polícia apura o caso.

A polícia prendeu um fazendeiro e um caseiro suspeitos de auxiliarem a fuga do criminoso dando suporte para ele comer, dormir e descansar. O caseiro recebeu liberdade provisória. Ele contou detalhes de como era a rotina de Lázaro na chácara.

Segundo depoimento do caseiro, o patrão dele era amigo da família do fugitivo. Como ele era funcionário da fazenda, apenas cuidava do local. A defesa do fazendeiro negou que o cliente tenha abrigado Lázaro e disse que as declarações do caseiro não são verdadeiras.

9. As investigações continuam?
Rodney Miranda informou em coletiva de imprensa que a investigação continua, mesmo após a morte do criminoso. Para o secretário, é preciso investigar se há envolvimento de mais pessoas na rede de apoio e esclarecer os crimes cometidos por Lázaro.

Além disso, a SSP-GO investiga se Lázaro agia como jagunço ou segurança de fazendeiros em Goiás.

O DNA do fugitivo foi coletado para ajudar na investigação de outros crimes dos quais ele é suspeito.





@conexaonawebofc
Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *