Nível do São Francisco volta a subir e comerciantes já desocupam orla de Penedo

Nível do São Francisco volta a subir e comerciantes já desocupam orla de Penedo

O aumento gradativo do nível do rio São Francisco alcançou nesse sábado, 21, a área das barracas da Prainha de Penedo, espaço bastante frequentado por moradores e turistas que foi visitado por membros da Defesa Civil de Penedo, que orientaram comerciantes sobre a necessidade de retirar equipamentos, principalmente freezers e geladeiras, assim como suspender o atendimento ao público devido ao alagamento do espaço utilizado por barraqueiros e banhistas. A grande maioria dos comerciantes já desocuparam a área.

A previsão é de que a vazão deverá chegará a 4.000 m³/s nesta segunda-feira, 24. O monitoramento do rio São Francisco em Penedo aponta que a lâmina d’água está próxima de atingir a altura de 3 metros, praticamente o dobro do nível registrado na segunda-feira, 15 de janeiro. Na primeira data do acompanhamento diário, o rio estava com 1,75 m na régua instalada ao lado da estação do SAAE Penedo, na Rocheira.

O aumento é resultado de mais água liberada da Usina Hidrelétrica de Xingó, em Piranhas, chegando neste final com mais de três mil metros cúbicos por segundo. Isso significa que as correntezas estão mais fortes e há flutuação de vegetação aumenta consideravelmente, a ponto de interferir na regularidade do abastecimento de água para a cidade.

@conexaonawebofc

Fonte: Tnh1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *