Alagoas deve obter 390 novos casos de câncer de colo do útero em 2023
Em 2023, com 390 mulheres, em Alagoas, são diagnosticadas com câncer no colo do útero, desenvolvido pelo papilomavírus humano (HPV), o vírus é sexualmente transmissível. Segundo estimativa do Ministério da saúde.
Diante os números gerais de Alagoas, o estudo traz que, na capital alagoana, 130 casos são estimados em 2023. No Brasil, esse tipo de câncer matou 6627 pessoas em 2020. E até 2025, são esperados 17 mil novos casos em todo país.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é possível o Brasil erradicar tumores malignos nessa região com exames preventivos e vacinação. A Organização mundial da Saúde (OMS) informa algumas indicações para essa meta.
O câncer de colo do útero provoca a infecção pelo vírus HPV. Ocorrendo alterações celulares que podem aumentar ao decorrer dos anos para o câncer.
Enfim, as indicações são que: mulheres entre a faixa etária de 25 a 35 anos devem se prevenir fazendo exames necessários. As mulheres que forem diagnosticadas precisam do tratamento apropriado.
Fonte: 7SEGUNDOS.COM.BR