Esquadrilha da Fumaça celebra Bicentenário da Independência com sobrevoo especial em Salvador
Quatro aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) vão fazer um sobrevoo especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, no dia 2 de julho.
O Esquadrão, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, vai se apresentar em dois momentos: às 8h30, nos céus do Largo da Lapinha, e à tarde, às 16h15, na Praça do Campo Grande.
O grupo, formado por oficiais e graduados, vai utilizar aeronaves A-29 Super Tucano no espetáculo, um modelo de caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país.
Objetos pessoais, fotos, vídeos e uma réplica do avião Demoiselle fazem parte de uma exposição que fica até 30 de julho no Salão Negro do Congresso Nacional para comemorar o sesquicentenário de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O acervo é do Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O historiador Maurício Inácio da Silva destaca a importância de Santos Dumont para a aviação e defende o ineditismo de sua invenção, mesmo diante da polêmica com os norte-americanos irmãos Wright. Ele conta que o Demoiselle era um avião mais leve do que o 14 Bis, a obra mais famosa de Santos Dumont, alcançava a velocidade de 90 km/hora e era usado pelo aviador para fazer visitas a membros da alta sociedade parisiense. Segundo o historiador, atividades em outras cidades brasileiras vão fazer parte das comemorações dos 150 anos de Santos Dumont e dos 50 anos do Museu Aeroespacial.
Recentemente, o KC-390 obteve a Capacidade Operacional Plena (FOC na sigla em inglês), que comprova que o avião pode realizar todos os tipos de missão planejadas durante seu desenvolvimento.
A FAB também recebeu o sexto avião cargueiro multimissão, justamente a primeira aeronave que obteve o FOC e foi entregue ao esquadrão Zeus.
Fonte: fab.mil.br