Retrospectiva 2023: confira momentos que marcaram Alagoas neste ano

Retrospectiva 2023: confira momentos que marcaram Alagoas neste ano

O ano de 2023 foi marcado por vários momentos que impactaram a sociedade alagoana como um todo. Foram momentos notáveis na cultura, no esporte e o colapso da mina, que chamou a atenção de todo o país. Confira os principais acontecimentos no estado de Alagoas em 2023:

Colapso na mina 18:

O caso chocou desde o risco de desabamento do local ao rompimento da mina 18, a população da capital ficou alarmada com o medo do que poderia acontecer com o iminente desastre ambiental. Os órgãos como a Defesa Municipal, destacaram que seria um desastre ambiental sem precedentes por não haver nada semelhante com o que ocorreu.

No dia 10 de dezembro a Defesa Civil informou que a mina 18 da Braskem sofreu um rompimento, que pôde ser percebido num trecho da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, onde houve uma turbulência na água.

Alagoanos participando de atos antidemocráticos 

Empresários alagoanos participaram do ato terrorista organizado por grupos bolsonaristas em Brasília, no 08 de janeiro. Os manifestantes golpistas invadiram e vandalizaram o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.

Morte da soldado PM Cibelly Barboza

A região de Arapiraca foi palco de uma tragédia que abalou a comunidade no mês de outubro. Um grave acidente ocorreu no trecho da AL-220, no sítio Bom Jardim, resultando na morte da militar Cibelly Barboza Soares, que também era professora na escola militar da cidade, e deixando seu marido, um soldado que trabalha na Companhia de Major Isidoro, gravemente ferido.

Ex-soldado da Polícia MIlitar condenado a 60 anos de prisão

O ex-soldado da Polícia Militar de Alagoas, Josevildo Valentim dos Santos Júnior, foi condenado 60 anos e 9 meses de reclusão. O crime, que ocorreu em julho de 2019, envolveu o estupro seguido de assassinato de Maria Aparecida Pereira e uma tentativa de homicídio contra o namorado dela, Agnísio dos Santos Souto.

Crimes contra LGBTQIA+

Alagoas teve 13 pessoas do público LGBTQIA+ assassinadas até agosto de 2023, superando os 10 assassinados em 2022, O dado foi divulgado pelo Grupo Gay de Alagoas (GGAL). A vitima do 13º assassinato foi André Goes que foi morto a golpes de faca, em sua residência, no bairro do Eustáquio Gomes, em Maceió.

De acordo com a publicação feita no perfil oficial do presidente do GGAL, Nildo Correia, a vítima teria sido morta no último sábado (26), contudo o seu corpo foi encontrado somente nesta segunda-feira (28).

Chuvas

As chuvas do mês de Julho afetaram diversas cidades de Alagoas, foram 32 municípios 

em decreto de emergência e mais de 24 mil pessoas desalojadas. A situação foi informada para o Governo Federal e dois ministros vieram ao estado prestar assistência no momento emergente.

Fonte: 7segundos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *