Velório de mulher trans vestida de homem causa indignação em Sergipe

Velório de mulher trans vestida de homem causa indignação em Sergipe

O sepultamento de uma mulher trans que foi vestida de homem pela família para a cerimônia causou indignação na comunidade LGBTQIA+. O caso ocorreu na segunda-feira (11) em Aracaju, capital de Sergipe.
A informação foi divulgada pela vereadora e mulher trans Linda Brasil (PSOL) em uma rede social.

A vítima era conhecida como Alana pelos familiares e amigos e morreu em decorrência de problemas nos pulmões. Colegas dela estranharam o fato do corpo estar vestido no velório como o de um homem cisgênero, com barba, bigode e terno.

Pessoas próximas a Alana ouvidas reservadamente afirmaram que a vestimenta era diferente das roupas que ela usava diariamente e que sua sexualidade nunca foi aceita pela família.

Os colegas afirmaram ainda considerar que o figurino usado no velório e sepultamento foi um ato de transfobia por parte dos familiares. Moradora do bairro Santos Dumont, Alana morreu no domingo (10) após uma internação para tratar um problema nos pulmões.

Para a vereadora Linda Brasil, o caso revela uma tentativa de negação da identidade de gênero e traz um alerta para a realidade enfrentada pela comunidade LGBTQIA+ no país.

“Já vivenciei vários casos de pessoas trans que morreram por doenças ou foram assassinadas e tiveram sua identidade de gênero negadas pela família. Temos que defender o respeito de uso nome social e a memória dessas pessoas. O Brasil é um dos países que mais mata pessoas LGBTQIA+”, afirmou.

@conexaonawebofc

Fonte: Tnh1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *