A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) reuniu, na última quinta-feira (14), artesãos, coordenadores e integrantes dos grupos cadastrados no programa Economia Solidária para apresentar os dados coletados durante o diagnóstico e ainda debater os próximos passos para o fortalecimento do setor na capital alagoana.
A iniciativa ocorrreu no auditório Jorge Batista II, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e faz parte da conclusão da segunda etapa do planejamento estratégico iniciado pela coordenação de Economia Solidária da Semtes, que teve como objetivo identificar desafios, potencialidades e necessidades dos grupos cadastrados no município de Maceió.
Durante a ação, os participantes acompanharam a apresentação dos resultados obtidos, a partir dos questionamentos e trabalhos em grupo desenvolvidos anteriormente.
O secretário da Semtes, Jarbinhas Barros, destacou a importância do planejamento para o fortalecimento da Economia Solidária em Maceió.
“O planejamento da Economia Solidária representa um passo importante para fortalecer os grupos e ampliar as oportunidades de geração de renda em Maceió. Esse processo foi construído ouvindo os artesãos, entendendo as necessidades de cada grupo e buscando soluções coletivas para fortalecer o setor. Nosso compromisso é continuar incentivando a qualificação, a produção coletiva e a valorização do trabalho desenvolvido por esses empreendedores, que têm um papel fundamental na economia e na cultura da nossa cidade”, afirmou o secretário.
Ao todo, 19 grupos participaram do encontro. Durante a programação, representantes dos grupos Arteiras, Arte Ancestral, Mandacaru e Mãos Criativas apresentaram seus produtos artesanais ao público presente.
A atividade também contou com orientações sobre o funcionamento dos empreendimentos de economia solidária, destacando princípios como autogestão, cooperação e produção coletiva.

Aqui você encontra interatividade, dicas, entretenimento, politica, religioso, esportes de Alagoas, Brasil e mundo!

